top of page

PROJETOS

PROJETOS ATUAIS

LADRILHO SÃO PAULO
2025

O projeto Ladrilho de São Paulo foi uma ideia pontapé, onde podemos testar e explorar as possibilidades de produção, interação e distribuição dos itens. É um trabalho interdisciplinar, que exige conhecimentos técnicos de impressão 3D, mas também desenvolver métodos de como chegarmos ao nosso público de forma física e online.

Precisávamos iniciar de algum ponto e decidimos usar um ícone clássico e facilmente reconhecível da cidade para contar uma história de forma simples e acessível. Tão acessível que, neste primeiro momento está a um passo (ou uma pegada) na rua e só precisa ser encontrado pra te conectar com a história.

Sabíamos que muitos itens poderiam ser "perdidos", e foi o que aconteceu. Mas também outros foram encontrados e queríamos proporcionar esta ideia de pertencimento compartilhando os achados nas redes sociais, além do fato de que quem encontrou, oficialmente tem um item de uma espécie de coleção.

Confira o mapa das peças que estão e estiveram pelas ruas, clicando neste link.

LADEIRA DA MEMÓRIA
2025

O projeto Ladeira da Memória é um novo passo dentro do que começamos no Ladrilho de São Paulo: uma forma de testar, explorar e expandir nossas possibilidades de contar histórias, interação e distribuição dos itens espalhados pela cidade.

Para esta ação, escolhemos partir de um monumento que, diferente do ladrilho, passa muitas vezes desapercebido. Um espaço esquecido, que já foi a entrada da cidade, palco de injustiças e de resistência.


A partir dele, fragmentamos pedaços de um painel de azulejos centenário, criado em 1919, que ainda guarda silhuetas de trabalhadores e pessoas escravizadas. Agora, estes pedaços estão novamente espalhados prontos para serem encontrados.

Sabemos que muitos itens podem ser perdidos para a pressa da cidade. Mas também sabemos que cada peça encontrada é uma nova conexão com uma história que ainda precisa ser contada.


Quem encontra um fragmento, carrega com ele um pedaço da memória da cidade e passa a fazer parte desta coleção viva de lembranças.

Confira o mapa das peças já espalhadas clicando neste link.

bottom of page